terça-feira, 19 de maio de 2009

Electricidade Bi-Horária Mais Cara

Preparem-se... pois a partie de agora será sempre a subir. Há algum tempo que alguns responsáveis nos têm avisado que o preço da electricidade e água têm que subir... "porque os consumidores têm capacidade para pagar mais" por estes serviços.

E deve ser por isso então que a ERSE chegou à conclusão de que a tarifa bi-horária em hora de ponta não podia ser mais barata que a tarifa normal.

Embora em período de vazio a electricidade continue a ser 45% mais barata, em hora de ponta o preço da electricidade passou a ser quase 2% mais caro relativamente à tarifa simples.
(Anteriormente, mesmo neste período continuava a ser cerca de 1% mais barata.)

Não percebo o que terá mudado para justificar "pagar mais" por um serviço que tem o seu preço "normal" afixado! Ainda para mais quando somos roubados mensalmente pelo "aluguer" do contador, recentemente rebaptizado "potência contratada".
Dizem-nos que esta potência contratada também não tem qualquer sentido, e que a tendência é para que o seu preço seja o mesmo, independentemente da potência ou tipo de tarifário contratado... Mas suponho que isso seja daquelas alterações que não tenham pressa em pôr em prática, ao contrário do que acontece com os aumentos dos preços.

A tendência, dizem eles, é para que na tarifa simples se movimente para um valor médio, entre o preço da electricidade nos períodos de vazio e de pico. O que apenas servirá para baralhar ainda mais a questão, e tornando a opção pelo bi-horário bastante menos interessante para muitos consumidores (ver o post: o Bi-Horário compensa?)

Por enquanto, trata-se apenas de uma diferença reduzida... mas será assunto a seguir atentamente nos próximos tempos.

8 comentários:

  1. Mais uma pouca vergonha neste país merdoso...até que alguém FINALMENTE se revolte...

    Enfim, que vergonha (e revolta) de ser português...

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não houver concorrência...

    Por outro lado, ainda bem q recentemente comprei acções da EDP! xD

    ResponderEliminar
  3. Só demonstra a bosta de serviço que a ERSE (e já agora a AdC) andam a prestar ao país.

    ResponderEliminar
  4. Acabei de consultar o site da EDPSU e para 2010, surpresa das surpresas, foi implementado quase tudo o que foi referido neste post: a "taxa" de potencia contratada já não depende do tipo de tarifa, e em qualquer tarifa bi ou tri o preço de KW em cheio é superior ao da simples.

    Confirmam que mesmo pedindo Tri-horario eles instalam bi-horario? Foi o que me aconteceu mas estou tentado a pedir uma explicação, visto no site não referir nenhuma limitação. Das contas que fiz, agora sem a diferença da taxa, o bi-horario compensa a partir do momento em que mais do que 15% dos KWs consumidos sejam em vazio. O tri-horario depende muito do consumo em hora de ponta, tenho de ver se arranjo um desses contadores caseiros.

    ResponderEliminar
  5. Com a electricidade a ter papel cada vez (ainda) mais importante (com a anunciada chegada dos veículos eléctricos para os próximos anos) sem dúvida que vamos ver os preços disparar... :(

    E a maior vergonha é que não se incentive de forma fácil e clara a microgeração, para que eventualmente todas as residências pudessem aproveitar para meter uns paineis no telhado e ajudar.

    ResponderEliminar
  6. Ora bem... neste momento em inicio de Abril de 2011, ainda mais cara estará, pelo que me parece interessante dar uma nova "luz" e regressar a este assunto...
    Ando a pensar em modificar a tarifa regular que tenho e gostaria de algum feedback sobre se ainda será boa opção optar pelo bi-horário. E fora da EDP parece que não há grandes soluções. A EDP5D não me parece ser cativante também...

    ResponderEliminar
  7. Para quando a actualização do site.
    os preços da energia apresentados estão desactualizados.
    Este site tem bastante interesse nos dias que correm com a energia caríssima. Era bom a actualização.
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas rodrigues
      Se precisar de alguma ajuda a nivel de fact
      diga-me que eu explico-lhe

      Comprimentos

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails