sexta-feira, 17 de abril de 2009

LED de 100W

Se acham que os LEDs não têm potência suficiente para algumas aplicações, então espreitem só o que este monstro de 100W é capaz de fazer. (Na seguinte foto, comparado com os faróis HID de um automóvel)


Ok, talvez seja publicidade enganosa... já que este LED não é propriamente 1 LED, mas sim uma matriz de 10x10 (100) LEDs de 1W, que resultam no tal LED com a potência total de 100W.


Como podem imaginar, se um destes LED requer por si só uma boa dose de dissipação, 100 deles requerem... 100x mais!
Para além do mais, o seu preço também não é nada convidativo (cerca de $500 AUD) pelo que - por agora - este tipo de LED estará reservado para aplicações muito específicas.

No entanto, isso não significa que nos possamos divertir com as experiências que este senhor fez com um LED destes.

thanks Luis :)

2 comentários:

  1. Os LED's não precisam de qualquer tipo de arrefecimento. São muito mais 'frescos' que as lâmpadas convencionais.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, não é esse o caso - um dos principais inimigos dos LEDs é a temperatura, e no caso dos LEDs de alta intensidade, de 1, 3 e até mesmo 5 Watts; caso não tenham dissipação adequada, têm a sua vida útil grandemente reduzida.

    Claro que há medidas que se podem tomar, como por exemplo usar o LED a 60 ou 70% da sua potência máxima.


    Como referência, da Wikipedia:
    "High power LEDs (HPLED) can be driven at hundreds of mA (vs. tens of mA for other LEDs), some with more than one ampere of current, and give out large amounts of light. Since overheating is destructive, the HPLEDs must be highly efficient to minimize excess heat; furthermore, they are often mounted on a heat sink to allow for heat dissipation. If the heat from a HPLED is not removed, the device will burn out in seconds."

    E posso dizê-lo em primeira mão, porque já queimei alguns. :P
    :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails