Boas notícias para todos os clientes EDP que aguardavam uma forma de poder controlar melhor os seus consumos eléctricos.
A EDP vai dar início à substituição dos "velhos" contadores por modelos mais modernos que - imagine-se - permitem comunicar a contagem com a central, dispensando as visitas periódicas de leitura.
Para os clientes interessados, a EDP irá disponibilizar um módulo sem fios que pode ser ligado a qualquer computador via USB, que permitirá analisar continuamente os consumos domésticos.
Pela primeira vez, cada cliente poderá analisar os seus hábitos energéticos e optimizá-los para maior poupança, sem necessidade de recorrer a equipamento de terceiros.
(era bom, não era? :P)
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu até estava a acreditar na primeira parte, que lhes permitiria poupar algum dinheiro, hipoteticamente. Mas quando começaste a falar do aumento da transparência para o utilizador... nahhhh. :)
ResponderEliminarSupostamente quando me colocaram o novo contador disseram-me que já suportava telecontagem. Um dia mais tarde quando estivesse implementado seria já suportado por ele.
ResponderEliminarAinda este fim de semana se discutia isso cá em casa.
ResponderEliminarJá agora, não vão emitir também o sinal bi-horário?...assim o controlador de casa podia determinar quanto ligar alguns electrodomésticos...
Isso seria o ideal, ao estilo do que se procura fazer no Google Powermeter.
ResponderEliminarMas por cá, estas coisas parecem só acontecer no dia de hoje, infelizmente.
http://cityroom.blogs.nytimes.com/2009/03/24/city-turns-to-wireless-for-water-bills/
ResponderEliminarLOL...tava a dormir...dia um de Abril :D...Tinha tanta vontade que fosse verdade que até me esqueci :D
ResponderEliminarO projecto de Évora é um piloto com o objectivo de um dia, caso resulte, estender ao resto do país... mas vai ainda demorar.
ResponderEliminarAssociados aos contadores, estão a ser testadas soluções dentro das residências, tais como, monitores de energia, plug's de leitura e controlo de conumos, entre outras funcionalidades.