sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vidros Radiantes - o Aquecimento Perfeito?


Aqui está algo que eu não me importava de ter em casa: janelas de vidro radiante.

O aquecimento radiante não é novidade, sendo usado em vários tipos de sistemas de aquecimento. A "novidade" é este aquecimento poder ser feito pelo vidro, o que garante uma exposição quase total de toda a área a ser aquecida.

A melhor explicação que posso dar, é a de estarem na Serra da Estrela, no Inverno, num dia de Sol. Mesmo que a temperatura ambiente seja baixa, podem sentir o calor do Sol na pele.

Com este vidro, a sensação é semelhante: em vez de desperdiçarem energia a aquecer o ar, para se sentirem confortáveis, sentirão imediatamente o calor na pele, mesmo com uma temperatura ambiente "baixa."

Vantagens adicionais: silêncio absoluto (o que para mim é essencial, já que detesto ruído), ausência de correntes de ar, etc.

Para ser perfeito, poderia combinar-se isto com um sistema de paineis solares transparentes aplicados no mesmo vidro, tornando cada janela praticamente auto-suficiente. ;)

Infelizmente, perdi o contacto de uma empresa portuguesa que comercializava este tipo de vidros, pois estava interessado numa coisa destas aplicada aos espelhos das casas de banho.
Para além das vantagens enumeradas, fazem com que o espelho não fique embaciado com a condensação do vapor de água.

Update: dei com eles novamente, numa feira na Exponor. :)

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails