quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Lampadas CFL Dimmable - Govena

Desde que falei das lâmpadas CFL dimmable da Megaman que tenho recebido bastantes pedidos de informação sobre onde encontrar este tipo de lâmpadas.

Recentemente, a Central Casa/EuroX10 começou recentemente a comercializar lâmpadas deste tipo, da marca Govena, e a um preço bastante interessante.

Portanto, se ainda estão interessados nestas lâmpadas, é só darem um salto até aqui.


Para quem chegar a este artigo sem ter lido o outro, relembro que se tratam de lâmpadas CFL compatíveis com os tradicionais dimmers para lâmpadas  incandescentes e que oferecem todas as vantagens inerentes ao controlo do fluxo luminoso, quer a nível de conforto quer a nível de eficiência energética.

Saliento que, para evitarem dissabores, confirmem que é exactamente a versão compatível com dimmers.
Existe outro tipo de lâmpadas CFL "dimmable", mas que são vocacionadas para uso com interruptores normais - em que a cada sequência rápida de "desligar-ligar" vão alterando o seu nível de intensidade - sendo estes de utilidade menos interessante para efeitos de automação.

3 comentários:

  1. Ainda no outro dia se falou (mal) das CFL com os tubos expostos poderem ser nocivas...estas sofrem do mesmo problema?

    ResponderEliminar
  2. No caso das Megamen que usei, não têm o tubo exposto. Mas para o uso normal (tectos, ou iluminação "escondida") não vejo qualquer inconveniente em usar lâmpadas CFL de qualidade.

    As lâmpadas nocivas era primariamente aquelas "low cost" com fabrico duvidoso.

    E em todo o caso, estava a falar-se de casos em que as lâmpadas estivessem a curta distância (menos de 1m) durante bastante tempo.

    ResponderEliminar
  3. Vivam,

    "Apanhei" uma newsletter que tem um esquema com essas lâmpadas. Muito bom, mesmo!

    http://www.eurox10.com/StaticContent/Newsletters/pt/08-10.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails