terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lampadas LED - Artisticas e Eficientes

Embora os LEDs sejam actualmente considerados como uma das formas de iluminação mais eficientes - continuam a sofrer de um dos "problemas" que atormentam praticamente todas as fontes de luz, sejam elas lampâdas incandescentes, de halogéneo, ou de qualquer outro tipo: o calor gerado.

Pois é... se um vulgar LED individual normalmente não aquece, o caso muda de figura quando falamos de LEDs mais apropriados para iluminação doméstica, que chegam a consumir 1W por LED.

Infelizmente, toda essa potência gera uma quantidade apreciável de calor - calor esse que em nada ajuda à longevidade dos LEDs. (A temperatura elevada é uma das principais causas de desgaste prematuro dos Leds.)

Assim sendo, os fabricantes de lâmpadas LEDs têm feito os possíveis por combater esse problema, integrando dissipadores de calor que - como se pode ver na foto ali ao lado - podem ser bastante artísticos.

Claro que se estão a planear usar estas lâmpadas escondidas num tecto falso, o seu aspecto deixa de ser importante. Mas certifiquem-se de que têm dissipadores de qualidade, senão arriscam-se a ter que trocar as vossas lâmpadas "high-tech" mais cedo do que esperavam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails