quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Interruptores Sem-Fio e sem Pilhas


Pois é... o conceito de interruptores sem fios (wireless) não é novo, e é usado há bastantes anos. A ideia de poder colocar um interruptor em qualquer sítio sem ter que andar a furar paredes e passar cabos eléctricos é bastante atractiva. E oferece a possibilidade de:"Ah, não gostas do interruptor nesse sítio? Então muda-se." Quer seja por motivos estéticos, práticos, ou até devido ao novo mobiliário.

No entanto, todos eles tinham um grande inconveniente: as pilhas.

Como todos nós sabemos, era mais que certo que as pilhas iam acabar no pior momento possível, fazendo com que entrassemos numa sala às escuras - possivelmente quando iamos dar início a uma festa de aniversário ou outro qualquer evento.

Portanto, será possível ter os benefícios dos interruptores sem fios sem ficar sujeito às armadilhas das pilhas?

É sim - e imagino quantos de vocês estarão a pensar: "então qual é o truque?"

Não há truque, funciona mesmo.
A EnOcean é uma empresa especializada neste tipo de dispositivos, e tem montes de patentes no que respeita a utilizar a energia da melhor forma.
No caso dos interruptores, o simples movimento de accionar o interruptor é suficiente para gerar a energia necessária para transmitir esse dados para a estação receptora.
Incrível, não?

Devido às restrições impostas por este design, utilizam um protocolo proprietário (nada de WiFi's, ZigBees ou Bluetooths) que permite que a cada "actuação" o módulo consiga enviar três transmissões de dados - e até mais, caso exista ainda energia suficiente.

Ainda não é electricidade sem fios, mas está no bom caminho... :)

4 comentários:

  1. Duvido que os preços estejam dentro do meu orçamento reduzido. :)

    De qualquer maneira, nesse aspecto tenho a casa bem planeada, e não tenho grande necessidade de interruptores de parede sem fios - mas para quem precisar, fica a informação.

    ResponderEliminar
  2. eia que nice! usa estes e deixa-te de tretas! ;P

    ResponderEliminar
  3. Espetáculo! Dê uma passada no meu blog quando puderes! Abraço do Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails