A Citronics propõe a curiosa reutilização dos antigos Fairphone 2, aproveitando a sua mainboard para criar mini-computadores.
A empresa belga Citronics criou um computador a partir da motherboard de um antigo Fairphone 2, aproveitando o processador Qualcomm Snapdragon 801 e os seus componentes de conectividade como 4G LTE, WiFi e Bluetooth. A placa original do smartphone é integrada numa placa de suporte com portas Ethernet, USB, e outras ligações, tornando-o num microcomputador genérico adequado para todo o tipo de funções.
Este projecto faz parte de uma linha que a empresa chama de "Circular Microcomputers", de pequenos computadores sustentáveis criados com peças reutilizadas de dispositivos electrónicos descartados. A Citronics desenvolveu também um devkit próprio e fez parcerias com outras empresas para criar gateways personalizados com base no Fairphone 2.
O devkit, que pesa menos de 100 gramas, vem com Alpine Linux pré-instalado e oferece uma combinação interessante de ligações: Ethernet 10/100Mbps, WiFi, Bluetooth 4.0, 4 portas USB-A, uma porta USB-C para alimentação, GPIO compatível com Raspberry Pi, e suporte PoE. A Citronics promete disponibilizar uma wiki detalhada para apoiar os programadores. Para além do devkit, a Citronics está a trabalhar em colaborações com instituições e empresas para criar soluções sustentáveis baseadas no Fairphone 2, como controladores de aquecimento residencial, plataformas de computação para universidades, ou instalações artísticas com múltiplos ecrãs sincronizados.
O projecto é extremamente interessante pela sua filosofia de reaproveitamento de hardware "obsoleto", mas o seu maior problema é que o seu custo (o devkit custa 150 euros) poderá impedir a sua sustentabilidade face a produtos como os Raspberry Pi, mais amplamente acessíveis, com garantia de disponibilidade durante vários anos, e com muito maior suporte.
quinta-feira, 24 de julho de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário