Com os novos modelos AI a potenciarem uma nova era na interacção por voz, a Nabu Casa lança o primeiro assistente de voz por hardware para o Home Assistant, o Voice Preview Edition.
O Voice PE faz parte da iniciativa "Year of the Voice" do Home Assistant. Disponível por $59, este dispositivo compacto permite o controlo da casa inteligente através de comandos de voz locais, sem necessidade de serviços na cloud como Alexa ou Google Assistant. Oferecendo suporte para mais de 50 idiomas, superando os oito da Alexa e os vinte do Google Assistant. O dispositivo é baseado num ESP32-S3 e inclui dois microfones, uma pequena coluna e funcionalidades como palavras de activação personalizáveis, como "Okay Nabu", "Hey Jarvis" ou "Hey Mycroft". Os utilizadores podem programar a sua própria palavra de activação, permitindo interacções ainda mais divertidas e/ou práticas. Além disso, além da porta USB-C temos também uma porta para ligar acessórios, como sensores, e expandir as suas capacidades.
O assistente funciona localmente no hardware do Home Assistant, garantindo que os dados dos utilizadores não são armazenados na cloud. No entanto, para respostas mais rápidas e mais opções de idiomas, é possível optar pelo Home Assistant Cloud. Apesar das suas funcionalidades, o Voice PE ainda não está pronto para substituir completamente os smart speakers - falhando ainda em coisas como a reprodução de música - mas há que ter em conta que, como o próprio nome indica, ainda se trata de um "preview" que servirá para refinar o produto para uma versão final melhorada.
Pessoalmente, penso que o principal factor de interesse é a possibilidade de funcionar em modo completamente offline, o que se torna particularmente interessante, não só por todos os que se preocupam com a privacidade, como para não se ficar dependente de serviços externos (que inevitavelmente acabam por alterar condições ou encerrar), ou de deixar de poder controlar a casa por voz na eventualidade de se ficar sem ligação à internet.
domingo, 22 de dezembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário