Um grupo de defensores dos direitos dos consumidores nos EUA está a pedir à Comissão Federal de Comércio (FTC) que obrigue os fabricantes de smart devices a indicar por quanto tempo serão suportados.
Numa carta dirigida ao Departamento de Protecção ao Consumidor da FTC, 17 organizações, incluindo a Consumer Reports e a iFixit, destacaram os problemas relacionados com o "software tethering." Esta prática faz com que os dispositivos fiquem dependentes de ligação aos servidores dos fabricantes, fazendo com que os dispositivos percam funcionalidades ou se tornem inutilizáveis sem aviso.
A carta argumenta que estas alterações súbitas, como bloquear funcionalidades que passam a exigir novas subscrições, ou desactivar dispositivos por completo, são práticas enganosas. Os consumidores já viram exemplos como a Peloton a cobrar uma taxa de $95 para reactivar equipamentos usados, escovas de dentes inteligentes a perderem integração com a Alexa, ou o Spotify Car Thing que simplesmente vai ser desactivado. Estes problemas não só penalizam os consumidores como também diminuem o valor de revenda dos dispositivos inteligentes.
É pedido à FTC que passe a exigir que as empresas divulguem um tempo mínimo garantido de suporte para os dispositivos inteligentes. Também sugerem que as funções principais de um produto devam continuar a funcionar sem acesso à internet ou actualizações adicionais. Também é pedido que fiquem assegurados os direitos dos consumidores em relação a reparações por terceiros, e que promova a longevidade dos dispositivos através da disponibilização de ferramentas de hardware e/ou software pelos fabricantes.
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário