quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Frigideira processada nos EUA por anunciar temperaturas superiores à do Sol

Nos EUA uma mulher está a processar a SharkNinja por considerar que faz publicidade enganosa quanto à sua frigideira ser feita com temperaturas superiores à do Sol.

Sendo os EUA a terra dos processos, é inevitável que de tempos a tempos surjam alguns processos curiosos. É esse o caso deste processo de Patricia Brown contra a SharkNinja, fabricante de utensílios de cozinha, quanto à sua frigidreira anti-aderente.

A empresa refere que a sua fridigeira é feita com temperaturas que atingem mais de 16 mil graus centígrados, usando isso como superioridade para frigideiras concorrentes feitas a temperaturas de apenas 480°C; e com essa temperatura a ser superior à do Sol, e mais que suficiente para vaporizar qualquer material, a senhora considera que se trata de publicidade enganadora.
Ora, este poderia parecer um caso quem nem deixa margem para dúvidas, mas ao contrário do que se poderia imaginar, a empresa pode estar certa.

Existe um método de aplicação de revestimentos cerâmicos que é feito através da projecção de plasma, para criar uma camada ultra-resistente com propriedades especiais (anti-aderente, anti-riscos, etc.) com apenas alguns átomos de espessura que fica fundida com os átomos do material do objecto. Ora, esse processo envolve de facto bombardear o produto com plasma que pode atingir e superar a temperatura do sol, mas sendo feito por instantes tão infinitesimais que não destroem o objecto.

Portanto, é bem provável que a SharkNinja saia vitoriosa deste processo, também contribua para a educação pública sobre as técnicas de aplicação de revestimentos avançados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails