quarta-feira, 3 de maio de 2023

Quanto custa fazer 100 km num carro eléctrico?

O custo de circular 100 km num carro eléctrico é 3x a 4x inferior ao de um automóvel a gasóleo ou gasolina, e ainda menos no caso de quem possuir painéis solares.

São cada vez mais as pessoas que olham para os carros eléctricos, não apenas como forma de contribuírem para a redução das emissões poluentes nas nossas cidades e estradas, mas também pelo facto de isso lhes permitir reduzir os custos mensais das suas deslocações.

De acordo com os dados da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, num comparativo entre automóveis eléctricos e automóveis a combustão, percorrer 100 km num veículo a gasolina tem um custo médio de 9.69 euros, enquanto num veículo a gasóleo esse valor será de 7.32 euros.

Passando-se para os eléctricos, esse valor começa nos 7 euros no caso de se carregar o carro na rede pública, mas reduz-se significativamente para os 3.43 euros ao se carregar em casa, e baixando para os 2.30 euros se se tirar partido de um tarifário bi-horário.
Claro que se tratam de valores indicativos, assumindo coisas como uma média de consumos de 5.6l/100km a gasolina, 4.6l/100km a gasóleo, e 16.9kWh/100km nos eléctricos. Facilmente os valores se distanciam mais no caso de carros com consumos mais elevados e, claro, há sempre o factor "estilo de condução".

Onde não há qualquer dúvida é que, ao contrário do que acontece com os combustíveis, nos eléctricos ainda se tem a possibilidade de circular a "custo zero", no caso de se poder tirar partido de painéis eléctricos para carregar o carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails