sábado, 15 de abril de 2023

Google abandona Smart Displays de outros fabricantes

A Google anunciou o fim das actualizações para smart displays do Google Assistant, marcando o início do fim para ecrãs como o Lenovo Smart Display e JBL Link View.

Em tempos promovidos como o próximo passo evolutivo face às colunas com assistentes de voz - como o Google Home original - estes ecrãs antecipavam um futuro onde se tivesse acesso aos assistentes digitais e também a informação visual, como notícias, estado do tempo, vídeos, etc. No entanto, apesar de várias marcas terem aderido à campanha e lançado smart displays, a sua evolução acabou por ser em sentido inverso. Ao longo dos anos a Google foi removendo funcionalidades, como a capacidade de aceder à web, e agora culmina com o fim das actualizações que dita que estes produtos estarão a caminho de uma gaveta a médio prazo.

A Google ainda tem o seu Nest Hub, mas também deverá ter os dias contados, considerando o lançamento iminente do novo Pixel Tablet, que virá com uma base que o transforma num smart display - algo que, desde o início, deveria ter sido o caminho seguido, já que seria mais simples manter essa funcionalidade como app num tablet Android genérico, do que em dispositivos especializados que acabavam por custar o mesmo que um tablet (ou mais) e com apenas uma fracção das suas capacidades.

Com a promessa da uniformização e universalização dos smart devices através do Matter, resta esperar que esta se torne numa das últimas fases de transição da "morte de equipamentos" para algo que se possa manter de forma continuada durante o futuro previsível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails