segunda-feira, 17 de abril de 2023

Fonte de alimentação para dash cam automóvel

Quem quiser reduzir o consumo em standby da sua dash cam, poderá optar por uma fonte de alimentação com consumo ultra-reduzido.

O projecto de hoje dispensa os microcontroladores e ecrãs, e foca-se num elemento básico mas essencial para os dispositivos electrónicos: a alimentação e o seu consumo em standby.

Apesar de muitas dash cams prometerem detectar quando um carro está desligado para pouparem energia, muitas delas continuam a ter um consumo que se pode considerar excessivo mesmo quando estão nesse modo. Este projecto mostra como criar uma fonte de alimentação inteligente, com consumo extremamente reduzido em standby, e que na prática faz com que uma dash cam que gaste algo como 3.5 mA quando "desligada", passe a gastar apenas 50 µA. Posto de outra forma, em vez da câmara gastar 1 Ah a cada 12 dias, passa a gastar 1 Ah a cada 830 dias (mais de dois anos).
O sistema será particularmente de interesse para o caso de automóveis que possam ficar semanas sem circular, e onde o consumo de bateria poderá merecer maior atenção.

De notar que, mesmo permitindo praticamente eliminar o consumo em standby da câmara, continua a ser possível seleccionar se se quer manter a alimentação normal por 6 / 12 / 24 horas, para permitir a funcionalidade de gravação enquanto se tem o carro estacionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails