sábado, 4 de março de 2023

Como adicionar LCDs circulares ao painel de instrumentos de um automóvel

O baixo custo dos componentes electrónicos torna possível modernizar o painel de instrumentos de carros mais antigos, neste caso aplicando LCDs circulares ao painel de um Mazda Miata.

Outrora vistos como peças que pareciam saídas de um filme de ficção científica, os ecrãs circulares popularizaram-se com os smartwatches, ao ponto de agora estarem disponíveis para todos os que os quiserem utilizar. Foi precisamente isso que levou à genese deste projecto de aplicar ecrãs LCD circulares ao painel de instrumentos de um Miata - embora o mesmo se aplique a outros modelos que usem mostradores com dimensão compatível com estes LCDs circulares de 1.28".

O custo do ecrã e do micro-controlador utilizado fica por menos de 15 euros, representando a quase totalidade do custo. A aplicação também é quase de troca directa, tendo apenas cuidado com a questão da alimentação e a calibração dos instrumentos.


Tendo em conta as potencialidades deste tipo de sistema, torna-se também possível integrá-los com um leitor OBD2 e apresentar outros dados sobre o veículo que não seriam visíveis no painel de instrumentos original.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails