quinta-feira, 16 de março de 2023

Baterias de sódio sofrem avanço acidental

Todos os avanços feitos em baterias são bem-vindos, e agora há que pode tornar viáveis as baterias de sodium-ion.

As baterias de iões de lítio têm dominado o panorama nos últimos anos, possibilitando toda uma série de tecnologias, mas com o infeliz detalhe do lítio ser um material raro e dispendioso. Não seria muito melhor se se tivessem baterias viáveis usando materiais comuns e muito mais baratos? É isso mesmo que acontece com o sódio, um dos materiais mais comuns no planeta, e que agora ganha novo interesse na construção de baterias.

O sódio tem a grande vantagem de ser comum e barato, mas a sua aplicação em baterias estava limitada pela sua tendência de ser literalmente explosivo quando exposto à água - provavelmente uma das poucas experiências que a maioria das pessoas se recordará das suas aulas de física e química. Mas, uma equipa de investigadores descobriu algo bastante curioso quando usou um liquído de constraste usado nas ressonâncias magnéticas como electrólito, e que combina na perfeição com o sódio, tornando-o numa alternativa viável ao lítio nas baterias.

Embora esta nova bateria de sódio não possa competir com o lítio em termos de peso / densidade energética, torna-se bastante atractiva para soluções como baterias domésticas para a casa, e tem como grande vantagem o facto de, nos testes, a bateria manter uma capacidade de carga de 97% mesmo após 900 ciclos de carga e descarga. Como sempre, ainda há muito trabalho pela frente, especialmente a nível de assegurar a sua segurança e potencialidade para produção em escala, mas é mais um dos potenciais avanços que talvez venha a possibilitar que num futuro não muito distante todas as casas possam ter um pack de baterias que se carrega durante os períodos de energia barata (ou gerada durante o dia pelos painéis solares) para depois fornecer energia nos períodos de energia mais cara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails