segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Casa mostra telhado solar da Tesla

Nos EUA há uma casa que se torna quase num projecto de demonstração do telhado solar da Tesla, para quem não tiver limites de orçamento.

Este projecto de construção no Texas mostra aquilo com que a maioria poderá apenas sonhar, resultando numa casa imensa com telhas solares da Tesla com capacidade total de 30 kW, posicionadas com diversas orientações. Mas, uma vez que o orçamento não parece ter tido grandes constrangimentos, a coisa não se fica pelas telhas.

A casa conta também com cinco Tesla Powerwalls, providenciando até 67.5 kWh de energia, e três inversores Tesla de 7.6 kW. Ou seja, um projecto perfeito para demonstrar como todas as casas poderiam / deveriam ser em termos de energia solar, se o preço não fosse objecção.
Embora não tenha sido indicado o custo, estima-se que um projecto deste tipo custará cerca de 500 mil dólares só para a parte da energia. Um valor que parece muito... mas que começa a parecer cada vez mais atractivo face ao custo sempre crescente da energia.

Pessoalmente, embora o conceito das telhas solares seja "interessante" para efeitos de manter a tradição e compatibilidade com os processos de instalação dos telhados tradicionais, penso que seria bastante mais eficiente olhar para painéis solares de grandes dimensões que pudessem ser usados directamente como telhado, dispensando por completo as telhas, como empresas como a Roofit Solar têm proposto. Perdia-se o aspecto tradicional do telhado, mas ganhava-se em eficiência, redução do tempo de instalação, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails