Na Finlândia já começou a a funcionar a primeira bateria de areia para armazenamento de energia.
Com algumas fontes de energia renováveis, como a eólica e solar, a terem ciclos de produção que nem sempre coincidem com as necessidades de consumo, é cada vez mais necessário ter sistemas de armazenamento de energia que permitam armazenar essa energia para que seja usada quando for realmente necessária. É isso que faz esta bateria de areia.
Em vez de recorrer aos materais tradicionais a que associamos nas baterias, esta bateria de areia da Polar Night Energy consiste num silo com 100 toneladas de areia comum - que nem sequer é adequada para construção - para armazenar calor produzido pela energia excedentária.
A areia consegue manter temperaturas de 500-600ºC durante meses, sendo por isso adequada até para manter energia gerada durante o Verão para ser consumida durante o Inverno.
Nesta instalação também se tira partido da proximidade com um data center, aproveitando o calor gerado pelo mesmo.
Ao estilo das barragens que bombeiam a água de volta quando têm energia em excesso, relembra-nos que existem mil e uma formas de transformar coisas "comuns" em baterias. No futuro, será simplesmente uma questão de optar pelas formas que ofereçam a maior eficiência tendo em conta as necessidades (resposta rápida / lenta) e condições locais.
terça-feira, 2 de agosto de 2022
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário