Este projecto mostra como construir um carro capaz de seguir uma linha de crayon, sem qualquer electrónica.
Criar um carro capaz de seguir uma linha desenhada é um projecto bastante popular e que muitas vezes surge nos kits de iniciação à electrónica, mostrando o uso de sensores e controlo de motores para fazer com que o veículo siga um percurso desenhado no solo. Mas, desta vez, a curiosidade está na criação de um veículo que é capaz de o fazer sem usar qualquer electrónica, usando apenas um único motor e soluções puramente mecânicas.
Este carro crayon poderá ser um desapontamento para os fãs da electrónica, mas não é por isso que deixa de ser interessante - nem que seja pelo facto de demonstrar que nem sempre é preciso recorrer a soluções complexas para resolver um problema. Neste caso, o sistema funciona com base na diferença de atrito entre o percurso mais escorregadio dos traços com crayon e a tracção melhorada da folha de papel. E antes que digam que isso é demasiado simplista, não se esqueçam que o diferencial que é usado na grande maioria dos automóveis se assenta em princípios idênticos, de que o piso terá atrito idêntico nas duas rodas do mesmo eixo.
Um projecto simples, com peças que podem ser impressas numa impressora 3D, e que servirá para entreter e educar miúdos e graúdos.
domingo, 22 de maio de 2022
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário