O objectivo de atingir os 80% de produção energética oriunda de fontes renováveis foi adiantado de 2030 para 2026.
Portugal tem estado nos lugares cimeiros europeus no que diz respeito à geração de energias renováveis (não que isso esteja a impedir o aumento do custo da electricidade), e tinha definido 2030 como meta para atingir os 80%. Mas, com os cientistas a alertarem para a necessidade de acabar com as fontes de energia poluentes o mais rapidamente possível, sob pena de ser tarde demais para impedir ainda mais alterações climáticas (como o degelo dos polos), parece que iremos fazer um esforço adicional para que esse objectivo seja conseguido em 2026.
Actualmente, Portugal conta com uma capacidade de produção de 7.3 GW de fontes hidroeléctricas e de 5.6 GW de torres eólicas, representando um total de 83% da capacidade total do país. A produção de energia solar ainda é reduzida, com apenas 1.5 GW, mas espera-se que esse número aumente para os 9 GW em 2030.
É sempre bom ver algo em que Portugal pode servir de inspiração resto dos países europeus - e ainda mais quando se trata de algo tão crítico quando a auto-suficiência energética a partir de fontes não poluentes.
quinta-feira, 14 de abril de 2022
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário