terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Fundo Ambiental duplicado para €60M

Boas notícias para quem estiver a pensar melhorar a sua casa, o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental foi reforçado para 60 milhões de euros.

A adesão ao programa de melhora da eficiência energética das casas portuguesas tem sido imensa, e já tinha obrigado o governo a reforçar este programa para os 30 milhões de euros (o programa original tinha menos de 10 milhões). Mas agora, esse valor volta a ser reforçado com uma segunda fase de 30 milhões, elevando o total para os 60 milhões de euros - como parte do pacote de 135 milhões planeado até 2025.

Este programa visa apoiar os investimentos em equipamentos mais sustentáveis e melhorias da eficiência energética, abrangendo coisas como janelas, painéis solares, ar condicionado, bombas de calor, etc.

Já foram apoiadas mais de 16 mil candidaturas, com a maioria das melhorias a ser referente à instalação de painéis solares fotovoltaicos (38.5% - e também eu faço parte deste grupo), seguido de perto pela mudança para janelas mais eficientes (34.5%), e instalação de bombas de calor (27% - estando eu também interessado).


Esta segunda fase do Programa Edifícios Mais Sustentáveis abrange edifícios construídos até 1 de Julho de 2021, e a taxa de comparticipação dos investimentos passou a 85% sem IVA. Existe no entanto um limite máximo de 7500 euros por edifício ou fracção, ou de 15 mil euros para prédios multi-familiares.

As candidaturas para esta segunda fase podem ser feitas no site do Fundo Ambiental até 31 de Março de 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails