Controlar uma parafernália crescente de smart devices em casa pode tornar-se uma confusão, mas um sistema de localização de precisão como o chip U1 UWB da Apple poderia facilitar as coisas.
Que tal um sistema que permitisse apontar o smartphone para o que se quer controlar e se fizesse isso como se fosse por magia, sem necessidade de andar a seleccionar divisões e dispositivos entre dezenas, ou centenas, deles? É precisamente isso que este utilizador fez.
É culminar de um projecto que começou há mais de meia década, sendo que na altura não conseguia obter os resultados desejados devido à falta de precisão da localização via Bluetooth (que é boa a detectar distância, mas não orientação). Mas com a chegada do UWB com o chip U1 da Apple, foi o elemento que faltava para que este localização de precisão fosse conseguida.
Refira-se que, na minha óptica, a opção pelos smart devices será fazer com que deixe de ser necessário controlá-los manualmente, melhor sendo integrados em rotinas automatizadas que o façam por nós - afinal, o objectivo será simplificar-nos a vida, não transformar aquilo que se fazia com um toque num interruptor agora tenha que ser feito com o pegar de um smartphone, desbloquear, abrir app, procurar dispositivo, e toque num botão! Mas, mesmo num cenário de automação quase total, haverá sempre situações onde possa ser desejável fazer um controlo manual ocasional, e seria aí que um sistema deste tipo se poderia tornar bastante interessante; e com a vantagem do dispositivo ser automaticamente localizado mesmo que se mudasse de posição de uma sala para a outra.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário