sábado, 13 de novembro de 2021

Como fazer um teclado wireless com Arduino

Precisam criar um teclado wireless feito à medida para funções específicas? Nada que dois pequenos Arduinos e algumas teclas não resolvam.

Já temos visto muitos projectos que criam teclados com Arduinos, tirando partido dos que podem funcionar como dispositivo HID via USB. No entanto, este teclado wireless torna-se um pouco diferente pois aposta num formato "sem fios", obrigando por isso a ter a componente do teclado com transmissor, e um pequeno dongle USB como receptor, ao estilo do que acontece com muitos teclados e ratos wireless.

Inicialmente até pensava que o projecto ia simplesmente usar Bluetooth para dispensar o dongle, mas a opção foi usar mesmo uma ligação de rádio RF que permite consumos reduzidos (mas também o Bluetooth Low Power seria de baixo consumo). Mas, tem como grande vantagem dar experiência na utilização da comunicação RF, que poderá ser utilizada para muitos outros projectos, até para sistemas de transmissão multicast, em que seja preciso transmitir dados para múltiplos módulos de uma vez só.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails