segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Bateria Zinc-bromide é perfeita para sistemas solares

A Gelion tem uma bateria Zinc-bromide de gel que diz resolver muitos dos problemas de outras baterias.

A maioria da estrutura quimíca das baterias sofre desgaste a cada carga e descarga, sendo por isso que as mesmas vão perdendo capacidade ao longo dos ciclos e, no caso de baterias como as Li-Ion, podem até resultar em consequências explosivas - quando as estruturas cristalinas crescem no seu interior ao ponto de tocar no outro lado e provocarem um curto-circuito interno. Mas as baterias da Gelion prometem um funcionamento bem diferente.

Estas bateria de Zinc-Bromide utiliza um gel, evitando as tais movimentações internas que degradam fisicamente a bateria, resultando numa bateria mais segura, não tóxica e, também importante, 95% reciclável.

Neste caso não estamos a falar de baterias adequadas para uso móvel, mas que são perfeitas para efeito de armazenamento de energia em cenários de energias renováveis, como armazenar energia solar durante o dia para utilizar à noite. Estas baterias podem ser descarregadas completamente sem qualquer efeito adverso, dispensam necessidade de ventilação, e não se podem incendiar. Um dos seus pontos fracos é não poderem ser recarregadas a alta-velocidade, mas isso não é um problema numa instalação com painéis solares, em que a energia também é fornecida lentamente ao longo do dia.

As baterias actuais permitem capacidades de 200Wh a 300Wh, mas isso poderá ser ajustado em função das necessidades do mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails