Com cada vez mais dispositivos "inteligentes", aumentam também os riscos na altura de os querermos vender ou deitar fora.
A maioria das pessoas já estará familiarizada com a necessidade de fazer um reset de fábrica para limpar todos os dados do smartphone antes de o vender a alguém, e o mesmo processo também se aplica a outros smart devices, em coisas como um Google Home, Amazon Echo, lâmpadas inteligentes, módulos Sonoff / Shelly / etc. e tudo o mais. Só que por vezes, nem sequer o reset de fábrica pode ser suficiente.
Investigadores demonstraram ser possível recuperar dados sobre os utilizadores anteriores em dispostivos comprados em segunda mão, mesmo após ter sido feito o reset de fábrica. Dados que podem incluir credenciais de login, nome das redes WiFi utilizadas, etc.
O processo não é propriamente simples, envolvendo o mesmo tipo de técnicas utilizado pelas empresas de recuperação de dados, acedendo directamente aos chips flash para tentar extrair dados que se pensariam ter sido eliminados. Ainda assim, e sabendo-se que hoje em dia não se deve / pode facilitar na segurança, seria bom que os fabricantes implementassem medidas que assegurassem a eliminação dos dados de forma a não poderem ser recuperados durante o processo do reset de fábrica.
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário