quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Painéis solares produzem menos no Verão devido à temperatura

Muitas pessoas que aproveitaram o fundo de apoio para instalar painéis solares podem estar a deparar-se com a estranha situação dos seus painéis produzirem menos energia no Verão do que esperavam - e a culpa é da temperatura.

Fazendo parte do grupo de pessoas que finalmente aderiu aos painéis solares, estava a deparar-me com uma situação curiosa, que recentemente foi confirmada por mais alguns dos membros da comunidade do Aberto até de Madrugada: que os seus painéis estavam a produzir menos energia em Julho e Agosto, apesar de mais horas de sol, do que produziram em meses anteriores. Tal como eu, também eles suspeitavam que pudesse ser sujidade que entretanto se tivesse acumulado nos painéis, mas mesmo depois de serem limpos, as diferenças mantinham-se.

No meu caso concreto, em Maio consegui atingir 21.3 kWh de produção diária, mas no final de Julho o máximo que consegui obter foram 20.3 kWh, e em Agosto o valor tem ficado nos 19.9 kWh.
Mesmo tendo em consideração que tenho uma instalação que tem painéis em diferentes orientações, que acrescenta variáveis adicionais à equação, era uma situação intrigante: porque motivo, em dias com mais sol, não conseguia ter o máximo de produção que se esperaria dos painéis? E a resposta parece ser bastante simples: a culpa é da temperatura.

A eficiência dos painéis solares decresce com o aumento de temperatura, e apesar de no Verão se ter mais probabilidade de ter dias limpos e com mais sol, que compensem os dias encobertos das outras estações, isso faz com que a produção máxima teórica diária, mesmo com a exposição adicional, acabe por ser inferior à de um dia de sol em meses mais frescos.

Agora fico curioso por ver o comportamento nos meses de Inverno, para ver se a temperatura reduzida poderá compensar as horas de exposição solar reduzidas, e resultar em produção solar acima do que se poderia esperar.

3 comentários:

  1. Qual eh a ferramenta q usas para medir e mostrar o consumo e produçao dos paineis solares ?

    ResponderEliminar
  2. Aqueles gráficos são do Shelly, enquanto não instalo o módulo da Enphase, que dá acesso a produção individual por painel.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Tens que fazer um post sff a explicar o teu setup. Nao encontro instaladores solares com muito conhecimento dos avanços nesta tecnologia :(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails