quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Monitorização de energia no Home Assistant

O Home Assistant continua a evoluir a cada nova actualização, e recentemente passou a contar com novos mostradores para a produção e consumo de energia.

A monitorização dos consumos e geração de energia é um dos pontos essenciais para qualquer casa, independentemente de se enquadrar nas "casas inteligentes" ou "burras". Todos podem beneficiar desta informação, quer seja para detectar e eliminar consumos supérfluos, como descobrir que certos dispositivos aparentemente "inofensivos" afinal consumem muito mais energia do que se pensava, ou ainda para detectar precocemente potenciais problemas (um dos exemplos que costumo dar com frequência, foi uma vez ser alertado para um consumo excessivo quando estava fora de casa, e descobrir que tinha sido um ferro de engomar que se tinha deixado ligado por esquecimento - infelizmente não estava numa tomada inteligente, pelo que tive que ir mesmo a casa desligá-lo, mas antes isso do que poder passar o dia todo a derreter electricidade e potencialmente podendo causar outros incidentes).

O Home Assistant disponibiliza uma série de painéis informativos sobre energia, que passam por um gráfico dos consumos, gráfico de geração solar (incluindo estimativa de exposição solar no local), distribuição de energia, fontes de energia, e outros. Mas, como sempre, uma imagem vale mais que mil palavras, e o melhor é darem um salto a esta página de demonstração que mostra tudo isto em modo interactivo.
O Home Assistant ainda está longe de ser um produto "pronto a usar" para a maioria das pessoas, mas cada nova versão vai tornando-o mais poderoso e fácil de utilizar. Mas lá chegará o dia em que se poderá pegar no HA, ligá-lo, ele detectar automaticamente todos os dispositivos "smart" que temos em casa (talvez com a ajuda do Matter) e não haver qualquer necessidade de configurações manuais - a não ser que se queira alterar algo.

1 comentário:

  1. Só tenho pena que ainda não seja tão completo como o Envoy, mas para lá caminha.

    Quando me permitir fazer por exemplo somatórios da produção dos micro inversores IQ7A levarão mais um ponto.

    Ponto a favor é a enorme comunidade acessível, doutra forma não teria conseguido adaptar as aplicações aos produtos (desvantagem de ter sido o primeiro a receber os produtos nesta península).

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails