sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Lavo lança "bateria" de hidrogénio para casas

Já temos uma empresa a comercializar uma bateria de hidrogénio para armazenamento de energia doméstico, como alternativa aos packs de baterias convencionais.

A micro-geração de energia eléctrica em casa faz com que o segundo passo seja encontrar formas eficientes de armazenar a energia produzida em excesso para ser utilizada quando for necessária - como guardar a energia solar acumulada de dia para utilizá-la à noite - e a Lavo acredita que a melhor forma é dispensar as baterias de lítio e recorrer ao hidrogénio.

O Lavo Green Energy Storage System tem dimensões idênticas a um pack de baterias volumoso, com 168 x 124 x 40 cm e peso de 324 kg, concebido para ficar no exterior de uma casa; mas a grande diferença é que em vez de uma mega-bateria de lítio, usa um sistema que gera e armazena hidrogénio, com capacidade equivalente para 40 kWh, cerca do triplo do que uma Powerwall 2 da Tesla permite. O conjunto continua a incluir uma bateria de lítio para permitir resposta imediata do sistema, mas com apenas 5 kW.

A empresa diz também que o conjunto deverá ter o dobro da longevidade de um sistema de baterias de lítio, aguentando cerca de 30 anos em vez de 15; por outro lado, o processo de conversão de electricidade para hidrogénio e depois utilizando uma fuel-cell para converter o hidrogénio para electricidade novamente, é menos eficiente que o de utilização de baterias, resultando numa eficiência total que se ficará pelos 50% - mas em contrapartida, neste sistema não haverá problemas com a necessidade de utilizar, e depois reciclar, compostos químicos complicados.

Os 5kW de saída poderão ser limitativos, mas poderiam ser resolvidos com a aplicação de vários sistemas em paralelo. O maior problema, é que o seu preço de 22 mil euros é superior ao que se pagaria por um pack de baterias com capacidade equivalente, o que a par da eficiência reduzida, torna-o pouco atractivo. Mas, se eventualmente conseguirem baixar o preço do sistema para um valor que seja competitivo proporcionalmente face à sua eficiência, poderá tornar-se numa opção interessante - por agora, a empresa faz a promessa do preço baixar para os 19 mil euros no final de 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails