A Tesla vai comercializar um novo painel solar de 420W, que supera em muito a produção dos seus anteriores painéis solares de 340W.
Os novos painéis solares da Tesla dão um salto na capacidade de produção, mas infelizmente isso não foi conseguido à custa de um aumento da eficiência. Estes painéis mantêm-se nos 19% (para referência, painéis como os LG Neon R superam os 21%) e nem sequer parecem ser também do tipo bi-facial que aproveita a luz solar reflectida para a parte traseira. Então, qual é o truque?
É simples, estes painéis de 420W são maiores do que os anteriores, tendo agora uma dimensão de 103.8 x 209.4 cm - ou seja, mais de 1 x 2 metros.
É bom ver a Tesla a parecer repensar a sua estratégia da aposta nas telhas solares, que é algo que parece bom no papel mas se revela um pesadelo desnecessário a nível logístico de instalação. Que sentido fazer querer estar a replicar o aspecto das telhas individuais, quando seria muito mais eficiente usar simplesmente painéis de grandes dimensões que permitissem a cobertura total de um telhado com uma dezena de módulos em vez de centenas de telhas?
Pode ser que este aumentar das dimensões dos painéis seja um sinal nesse sentido, e que num futuro não muito distante comecem a surgir versões que possam ser usadas directamente como telhado, em vez de serem instalados por cima deles.
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário