quinta-feira, 13 de maio de 2021

Produtos CHIP poderão chegar ainda este ano

Em breve teremos mais uma série de produtos que visam facilitar o sonho de ter uma casa inteligente simples de configurar, com o Project CHIP.

O Project CHIP (Connected Home over IP) conta com o apoio da Google, Apple, Amazon, SmartThings, Tuya e quase duas centenas de outras empresas, que prometem (mais uma vez) tornar os produtos inteligentes para a casa simples de utilizar. Os ditos smart devices já permitem automatizar muitas coisas em casa mas, na sua maioria, continuam a funcionar cada um com o seu próprio sistema, não sendo ainda fácil fazer com que todos eles funcionem em conjunto.

O CHIP utilizará Bluetooth LE para a configuração inicial e WiFi para as comunicações com maior largura de banda, e também a rede mesh Thread que tem sido promovida para os dispositivos IoT, com baixo consumo (e que já está a ser utilizada no novo HomePod Mini, novos Nest Hub da Google, e alguns routers Eero).

Teoricamente, ao se utilizarem produtos certificados CHIP, ficará garantido que todos eles trabalharão em conjunto e com integração com assistentes de voz como Google Assistant, Siri ou Alexa, sem que os utilizadores tenham que se preocupar se são produtos ZigBee, ou WiFi, ou Bluetooth, ou Z-Wave, ou qualquer outra coisa. Veremos se desta vez será mesmo a sério, ou se será apenas mais um sistema a juntar a todos os que já existem.

Os primeiros produtos CHIP poderão chegar ao mercado ainda este ano, incluindo coisas como iluminação, fechaduras, TVs, sistemas de segurança, climatização, etc. Mas tendo em conta o actual panorama de falta de chips, o mais provável é que acabem por só chegar em 2022.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails