domingo, 9 de maio de 2021

Previsão de tempo com um Arduino Opla IoT kit

O Arduino Opla IoT kit quer servir de porta de entrada ao mundo do IoT, e não faltam projectos como este da previsão do tempo, para mostrarem as suas potencialidades.

Hoje em dia não faltam proposta de microcontroladores aptos para projectos de IoT - como o popular ESP8266 ou ESP32 - mas quem preferir o Arduino pode contemplar dar logo um salto em grande e optar pelo Opla IoT Kit, que custa 99 euros mas vem com um formato curioso que inclui um pequeno ecrã circular, que o pode tornar bastante apetecível para projectos que se deseje manter à vista de todos.

A página do kit propõe desde logo uma série de projectos, incluindo coisas como controlo de iluminação, alarme doméstico, termostato inteligente, ou estação meteorológica, mas não faltam outros projectos que também demonstram as bases necessárias para que se possa fazer praticamente tudo o que se desejar em termos de apresentar informação disponibilizada por serviços da internet, como demonstra este projecto que o transforma num ecrã capaz de mostrar a previsão meteorológica para os próximos dias.

Pessoalmente, acho que lhe daria uso para exibir a produção de energia solar, tirando partido da sua cor para poder ver à distância se estava a gerar energia em quantidade suficiente (verde), em quantidade abaixo do consumo actual (azul), ou com produção reduzida inferior a um limite mínimo definido (vermelho). É certo que se pode fazer o mesmo (e muito mais) com um tablet, mas onde é que estaria a piada nisso? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails