domingo, 11 de abril de 2021

Planta interactiva no Home Assistant

Quem se aventura no mundo do Home Assistant para controlar a sua casa tem infinitas opções de interface à disposição, mas um dos mais populares consiste em replicar a planta da casa.

No mundo do Home Assistant (ou plataformas idênticas), existem tantas opções "correctas" de interfaces quanto o número de pessoas que os utilizam. Há quem prefira ter acesso a uma grelha ou lista de elementos, há quem prefira ter um interface de texto, há quem prefira um interfaces gráficos estilizados, há quem prefira tentar replicar o aspecto visual fotorealista da sua casa. É precisamente este último que é demonstrado no vídeo que se segue.

Mesmo que possa acabar por não ser o interface mais eficiente, tem algumas grandes vantagens que fazem com que deva ser considerado. Para começar, é um interface que será de uso imediato até por quem não tiver qualquer experiência a usar este tipo de sistemas; e uma vez que hoje em dia podemos encontrar tablets interessantes a preço reduzido, não será preciso um grande investimento adicionar um (ou mais) tablets em locais estratégicos da casa com um interface deste tipo, para facilitar a supervisão e controlo.


... Por outro lado, não esquecer que o principal objectivo de se ter uma casa dita "inteligente", é que nunca se tenha a necessidade de andar a ligar e desligar coisas manualmente, mesmo que seja num tablet com um interface atractivo. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails