segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Preço da electricidade no Texas aumenta 300x

Nos EUA vive-se uma vaga de frio sem precedentes que fez o Texas congelar, e a par da falta de energia, muitos texanos estão a ser confrontados com contas exorbitantes de electricidade, que nalguns casos pode ascender a mais de 600 dólares por dia.

Com muitas regiões a terem ficado sem energia durante vários dias, com os produtores e a rede de distribuição a não terem sido capaz de enfrentar as temperaturas resultantes de uma vaga de ar frio vindo do ártico, acompanhada por várias tempestades de neve, e entidade reguladora emitiu uma directiva a aumentar o preço da electricidade para os $9/kWh - cerca de 300 vezes o preço habitual. Em resultado disso, muitas pessoas que habitualmente pagavam cerca de 2 dólares por dia de electricidade estão a ser confrontadas com contas de mais de 600 dólares por dia, numa situação que, segundo alguns dos fornecedores de energia, está a ser prolongada desnecessariamente, pois a directiva está a manter o preço elevado mesmo numa altura em que a rede já estaria a operar dentro dos parâmetros habituais de normalidade.

É um triste cenário que nos relembra as vantagens de se apoiar uma rede eléctrica distribuída, onde cada edifício ou residência possa contar com sistemas de geração e acumulação de energia (como painéis solares e baterias), que permitissem uma maior independência da rede. E aquelas pessoas que disserem que isso fica "caro", seguramente irão repensar a noção de caro quando lhes virem ser debitada uma conta de electricidade de muitos milhares de dólares no final do mês.

Veremos como irão reagir todos aqueles que continuam a negar as alterações climáticas, quando essas alterações lhes forem directamente ao bolso com contas exorbitantes de electricidade para pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails