Com muitas regiões a terem ficado sem energia durante vários dias, com os produtores e a rede de distribuição a não terem sido capaz de enfrentar as temperaturas resultantes de uma vaga de ar frio vindo do ártico, acompanhada por várias tempestades de neve, e entidade reguladora emitiu uma directiva a aumentar o preço da electricidade para os $9/kWh - cerca de 300 vezes o preço habitual. Em resultado disso, muitas pessoas que habitualmente pagavam cerca de 2 dólares por dia de electricidade estão a ser confrontadas com contas de mais de 600 dólares por dia, numa situação que, segundo alguns dos fornecedores de energia, está a ser prolongada desnecessariamente, pois a directiva está a manter o preço elevado mesmo numa altura em que a rede já estaria a operar dentro dos parâmetros habituais de normalidade.
Note to self: Don’t park under water lines during historic winter storms in Texas. 🥶
— Travis Herzog (@TravisABC13) February 18, 2021
This is in the parking garage of Mosaic Dallas in downtown Dallas. pic.twitter.com/1eQn2L3QkB
É um triste cenário que nos relembra as vantagens de se apoiar uma rede eléctrica distribuída, onde cada edifício ou residência possa contar com sistemas de geração e acumulação de energia (como painéis solares e baterias), que permitissem uma maior independência da rede. E aquelas pessoas que disserem que isso fica "caro", seguramente irão repensar a noção de caro quando lhes virem ser debitada uma conta de electricidade de muitos milhares de dólares no final do mês.
Veremos como irão reagir todos aqueles que continuam a negar as alterações climáticas, quando essas alterações lhes forem directamente ao bolso com contas exorbitantes de electricidade para pagar.
Sem comentários:
Enviar um comentário