domingo, 14 de fevereiro de 2021

Iluminação LED arco-íris para escadas

Quem desejar dar um toque de cor especial à sua casa, pode recorrer a este sistema de iluminação LED RGB para aplicar nas escadas, com animação dinâmica de subida e descida.

Os LEDs e fitas LED vieram abrir todo um mundo de possibilidades, com ênfase na iluminação decorativa. Há todo um sem número de locais onde se podem aplicar alguns LEDs para transformar algo "banal" em algo visualmente muito mais apelativo, e um desse casos é nas escadas. Este projecto de iluminação arco-íris para escadas é o exemplo perfeito disso.

O projecto não apresenta grandes dificuldades técnicas, com os componentes principais a serem um Arduino Nano e LEDs RGB endereçáveis (poderia ter-se usado uma fita LED RGB endereçável, mas dependerá do efeito que desejam obter), e contando com dois sensores de movimento para detectar quando alguém se aproxima da escada pelo lado de baixo ou pelo lado de cima, fazendo actuar dois efeitos diferentes de ligar e desligar, que replicam o movimento da pessoa a subir ou a descer (pessoalmente, aplicaria um efeito mais gradual ao apagar, mas sendo um projecto faça-você-mesmo, é algo que cada um poderá mudar ao seu gosto).


O custo total do projecto fica-se por poucas dezenas de euros, pelo que se torna adequado para todos - não esquecendo que nada impede o projecto de forma a ser aplicado em qualquer outra situação, como corredores de entrada, salas, quartos, etc. Basta usar a imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails