quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Nova célula solar bate recorde com 29.15% de eficiência

Uma equipa de investigadores alemã desenvolveu uma nova célula solar que bateu o recorde de eficiência e se aproxima do objectivo dos 30%.

A nova célula solar de perovskite/silício atingiu uma eficiência de 29.15%, superando o anterior recorde de 28% e aproximando-se do valor "mágico" de 30% que foi definido como objectivo para esta tecnologia. Aliás, os resultados foram tão positivos que os cientistas acreditam até que será possível superar os 30% de eficiência, tornando futuros painéis solares com esta tecnologia ainda mais atractivos.

A combinação dos dois materiais permite maximizar a eficiência, com o silício a converter com maior eficiência a componente infravermelha da iluminação captada, e os compostos perovskite a converterem a componente da luz visível. A célula revelou também bastante longevidade, funcionando sem problemas durante mais de 300 horas sem qualquer tipo de protecção contra a exposição ao ar.

Esperemos que as boas notícias neste sector continuem, e que no próximo ano já seja possível superar a marca dos 30% de eficiência nos painéis solares, incentivando ainda mais a sua adopção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails