sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Análise ao Devolo Powerline Magic 2 DINrail

Criar uma rede powerline é algo que normalmente se faz em minutos com módulos de tomadas, mas hoje vamos ver que tal se comporta o módulo Magic 2 DINrail da Devolo, concebido para ficar no quadro eléctrico.


A Devolo é um dos nomes incontornáveis no mercado dos adaptadores powerline, com uma oferta bastante diversificada, de onde se destaca a mais recente série Magic 2, que já tivemos oportunidade de analisar anteriormente. Na sua maioria, os adaptadores PLC da Devolo destacam-se não só pelo seu nível de desempenho, mas também pela qualidade dos materiais utilizados na sua construção, com a tomada incorporada no corpo a ser bastante útil e prática. Esta opção permite que se ligue o adaptador directamente à instalação na parede, utilizando a tomada para ligar outros equipamentos à rede eléctrica. Desta forma, é possível obter um melhor desempenho, algo que não acontece quando o adaptador não tem tomada incorporada e há que se ligar o adaptador a uma extensão eléctrica. Mas há ainda outra opção para quem procurar uma instalação powerline mais permanente.

O Powerline Magic 2 DINrail



No primeiro evento Devolo que tive oportunidade de participar, a marca apresentou um produto bastante curioso e interessante, um PLC DINrail que se ligava directamente ao quadro eléctrico, não havendo por isso necessidade de estar a utilizar uma tomada da parede. Por decisão da marca, este produto nunca chegou às lojas, tendo estado apenas disponível por encomenda.



Foi necessário esperar por 2020 e por uma nova geração de equipamentos PLC para que a Devolo disponibilizasse comercialmente um módulo DINrail no nosso país, com o Magic 2 DINrail a estar disponível com um PVP recomendado de 169,90€.


O design deste módulo PLC, fruto da sua instalação directa no quadro eléctrico, é totalmente diferente do que estamos habituados a ver. Na frente, temos três LEDs de estado (ligado, sincronizado e rede ethernet) e uma porta rede, para ligar o cabo ethernet vindo do router.



Na parte superior, entradas para os cabos eléctricos que substituem a ficha que normalmente liga à tomada eléctrica. O módulo está preparado para instalações trifásicas. O manual apresenta grafismos com a explicação para cada tipo de instalação.



Na traseira temos o encaixe para instalação nas calhas do quadro eléctrico. De referir que a instalação deste módulo PLC deverá ser efectuada por um electricista ou técnico especializado.


A instalação



Os quadros eléctricos são por norma um problema, com os construtores a apostarem nos serviços mínimos, não deixando espaço livre para instalação de outros equipamentos. Foi precisamente o que aconteceu aquando desta análise, tendo que recorrer a um quadro externo para alojar este adaptador DINrail.



Em funcionamento


Depois de instalado no quadro, basta apenas ligar o cabo de rede na respectiva porta e aguardar alguns segundos para que o equipamento consiga finalizar o processo de sincronização. Para confirmar esta situação, poderão utilizar o Devolo Cockpit no PC/Mac, ou a app para equipamentos móveis. De salientar que no caso deste adaptador PLC, o processo decorreu sem qualquer problema, tendo o novo adaptador de imediato reconhecido os outros que já estavam instalados do antecedente, sendo que apenas foi desligado o que anteriormente recebia o sinal do router.

Em termos de velocidades de sincronização, os resultados obtidos acabaram por ser uma surpresa... pela negativa. O DINrail registava valores inferiores aos adaptadores PLC instalados na tomada da parede, algo que não seria suposto acontecer.


Curiosamente, este facto não teve repercussão nas velocidades de transferência efectiva, com os módulos PLC Magic 2 Wifi a debitarem mais ~3 a 8% com o módulo DINrail, chegando aos 193Mbps.


Apreciação final



Depois de vários anos a aguardar a chegada dos adaptadores PLC DINrail ao nosso país, eis que passa a estar disponível para aquisição o novo módulo compatível com os adaptadores Magic 1 e 2. A instalação do módulo é mais trabalhosa que a dos módulos de taomada, mas simples desde que se tenha espaço no quadro eléctrico e acesso a um técnico com conhecimentos na área.

Em termos de desempenho, o módulo PLC DINrail ficou um pouco abaixo das expectativas. Com uma instalação directa no quadro, eliminando o circuito eléctrico até ao módulo que por norma se instalada na parede, era de esperar um incremento mais acentuado nos resultados, algo que não se veio a verificar. Segundo a marca, a instalação eléctrica da habitação tem grande influência no desempenho, sendo que no caso deste módulo em específico, as instalações trifásicas são as que mais podem ficar a ganhar, pois o sinal é injectado em todas as fases, melhorando a eficiência dos módulos instalados nas tomadas.

Com um PVP na casa dos ~170€, este módulo Magic 2 DINrail não será uma opção para todos os utilizadores, tendo um segmento específico que poderá tirar o máximo partido deste tipo de produto, que sai desta análise com o selo de qualidade assegurado pelo nosso "Quente".



devolo Magic 2 DINrail
Quente

Prós
  • Poupa uma tomada
  • Ligeira melhoria no desempenho


Contras
  • Custo
  • Obriga a espaço no quadro para instalação
Devolo Magic 2 DINrail

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails