quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Samsung promove janela SunnyFive com sol artificial


A Samsung vai apoiar a criação de janela com sol artificial "SunnyFive" que vai mais além das habituais janelas com iluminação dinâmica, permitindo até simular o ângulo da iluminação do sol ao longo do dia.

Ter janelas que simulam a luz do dia não é novidade, indo dos casos mais simples que qualquer pessoa poderá fazer em sua casa, a outros que dedicam mais atenção à questão do espectro de luz utilizado e da tentativa de replicar a tonalidade correcta ao longo do dia. Mas no caso desta janela SunnyFive (originalmente Sunnyside), as coisas não se ficam por aqui.

Para além da iluminação desta janela poder replicar com fidelidade o espectro solar ao longo do dia - incluindo a componente terapêutica de dar a exposição necessária para a produção de vitamina D em países onde a exposição solar não é suficiente - temos ainda a particularidade dela conseguir simular o movimento aparente do sol ao longo do dia, com diferentes ângulos de iluminação.


Confesso que há alguns detalhes que me parecem poder ser um pouco irritantes, como o efeito cromático que a janela cria na sombra dos objectos (já me livrei de várias lâmpadas LED por também criarem sombras "estranhas" que por algum motivo me irritavam), mas fico bastante curioso para saber como funcionará o sistema que simula o movimento da luz.

Mesmo imaginando que o preço será muito mais elevado do que simplesmente recorrer a um painel LED escondido por trás de uma janela falsa, não deixará de ser uma excelente opção para quem tiver orçamento suficiente para levar o sol até locais onde inicialmente estaria inacessível, como caves, divisões interiores, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails