domingo, 7 de junho de 2020

Tuya desaparece do IFTTT

A plataforma Tuya, utilizada por muitos "smart devices", como lâmpadas inteligentes, módulos de tomada e outros, deixou de estar presente no IFTTT, arruinando todas as automações feitas por essa via.

Frequentemente vemos aparelhos como módulos de tomada ou lâmpadas inteligentes de baixo custo que anunciam a sua capacidade de serem controladas via IFTTT, mas a grande maioria fazia-o através da plataforma Tuya. E desde o final do mês passado (Maio), a integração com a plataforma Tuya desapareceu do IFTTT.

A sua saída estará seguramente relacionada com as questões financeiras, já que a plataforma Tuya deveria ser uma das que mais "pesava" ao IFTTT; coisa que acaba por ser reforçada pelo facto de alguns fabricantes já começarem a falar que o acesso via IFTTT aos seus equipamentos só estará disponível para quem estiver disposto a pagar uma mensalidade. Uma opção algo infeliz, já que - se alguns até podiam estar dispostos a pagar uma mensalidade para terem todos os seus smart devices acessíveis via IFTTT, garantidamente não estarão dispostos a aceitar uma mensalidade para cada diferente marca / fabricante.

Com isto, os utilizadores dos dispositivos Tuya terão que procurar alternativas, que podem passar pela utilização da própria app Smartlife da Tuya, ou através da integração Google Assistant e Amazon Alexa. A Tuya também diz que irá encerrar / mudar o acesso via API, pelo que muitas outras apps e serviços poderão também deixar de funcionar.

... Mais um episódio que nos relembra os riscos de ficar demasiado dependentes de serviços externos, e que nos faz recomendar que, para efeitos de controlo dos smart devices em casa, convém que tudo seja mantido localmente o mais possível, e de preferência com sistemas open-source que não se arrisquem a desaparecer caso uma determina empresa encerre ao fim de alguns anos.

3 comentários:

  1. Mais vale meter o tasmota e ter o openhab ..... Farto de estar dependente de outros ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou ESPhome e Home Assistant, ou outra combinação de coisas que fique "do nosso lado". :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails