quinta-feira, 14 de maio de 2020

No interior da casa inteligente do "What's Inside"


Os criadores do canal de YouTube What's Inside têm uma casa nova, onde não faltam todas as mordomias associadas às "casas inteligentes". Embora o seu orçamento a deixe fora do alcance da maioria das pessoas, há muitas ideias que se podem aproveitar e implementar a custo bastante mais reduzido.

É sempre interessante olhar para os exemplos de casas onde aparentemente não houve preocupações monetárias na instalação de todo o tipo de sistemas. Por um lado, mostra-nos o tipo de coisas que se podem fazer quando o dinheiro não é problema; por outro lado, dá-nos a inspiração para tentar replicar as coisas que achamos que seriam mais interessantes para as nossas próprias casas, dentro daquilo que podemos gastar.

[Serão poucas as pessoas que poderão dedicar tal espaço para a "inteligência" da sua casa]

A começar por coisas como a campainha que permite ver quem está à porta (que qualquer pessoa pode fazer por valores que vão das dezenas às poucas centenas de euros), ao controlo das luzes e estores por comandos de voz (também ao alcance de qualquer pessoa a custo reduzido), e sistema de segurança com dezenas de câmaras (com a particularidade de terem auto-tracking para seguirem pessoas), temos as bases de todas as "casas inteligentes", às quais depois bastará adicionar a dita inteligência de modo a que se adeqúe às rotinas diárias de cada pessoa ou família.

Há outros detalhes curiosos que vale a pena espreitar, como ter as colunas de som "invisíveis" em várias divisões, eliminando a questão das inestéticas grelhas; e já nem falo de recorrer a dois sub-woofers de $5000 cada, para a "sala de cinema" (acho que apenas um já seria mais que suficiente... :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails