domingo, 16 de fevereiro de 2020

Apple facilita acesso ao HomeKit via open-source


No seguimento do anúncio da aliança para a uniformização das comunicações dos smart devices, a Apple voltou a surpreender com a disponibilização de partes do HomeKit como open-source.

Até aqui a criação de produtos compatíveis HomeKit era algo apenas possível com o aval da Apple, e embora não seja uma abertura completa, este passo permite que qualquer entusiasta ou curioso possa criar os seus próprios equipamentos e interligá-los com o sistema HomeKit usando as partes do HomeKit Accessory Development Kit (ADK) que foram agora disponibilizados como open-source.

A medida irá seguramente fazer com que muitos projectos "domésticos" passem a contemplar a ligação ao sistema da Apple, coisa que até ao momento não acontecia por se tratar de um ecossistema que era completamente fechado e inacessível ao comum dos mortais.

Ainda assim, importa frisar que esta abertura se destina unicamente a este tipo de projectos "domésticos", já que qualquer tentativa de comercialização de produtos compatíveis HomeKit continua a reger-se pela regras habituais da Apple e necessitará da sua aprovação através do HomeKit MFi Program.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails