sábado, 25 de janeiro de 2020

Como replicar o efeito neon com LEDs


Criar um painel com desenhos ou letras neon é algo que fica fora do orçamento da maioria das pessoas, mas é possível usar LEDs e um pouco de trabalho para replicar o mesmo efeito a um custo muito mais reduzido.

Existem várias sugestões para tentar replicar o efeito de letras e desenhos neon usando LEDs, mas nem sempre resultam da melhor forma. Esta recorre a simples tubagem plástica - como a que é usada nos aquários - com um efeito final que replica o efeito neon quase na perfeição.


É certo que o processo ainda é algo trabalhoso, já que obriga a que se recriem os tubos neon da forma mais aproximada possível (poderá ser útil copiar letras de painéis já existentes, para melhor simular os pontos de dobragem e de ligação), e também recortar as letras e desenhos no painel que se irá utilizar. Mas o resultado justifica o trabalho, com a vantagem de que se pode utilizar uma fita LED RGB que mude de cor conforme o nosso gosto - algo que não seria possível fazer com os neon.


Fiquei surpreendido que o resultado final fosse tão realista, especialmente quando se tem em conta que nem sequer se está a passar a fita LED pelos próprios tubos, limitando-se a ficar escondida na parte traseira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails