terça-feira, 12 de novembro de 2019

Google Home e Amazon Echo enganados por "comandos de voz" via laser


Depois da utilização de lasers para escutar conversas a longa distância, investigadores demonstraram como podem ser usados para transmitir comandos de voz silenciosos para dispositivos como o Google Home ou Amazon Echo.

À medida que dispositivos com assistentes digitais se vão popularizando em nossas casas, tornam-se também um alvo cada vez mais apetecível para ataques. No passado já vimos como estes produtos podem ser enganados através de comandos de voz enviados por ultra-sons, mas agora a situação torna-se ainda mais curiosa, pois também é possível fazer o mesmo usando... lasers!

Sistemas laser que convertem as vibrações de som em janelas, permitindo escutar conversas a grandes distâncias, são conhecidos e presença regular em filmes de espionagem. No entanto, o contrário, por muito improvável que pareça, também pode acontecer. Investigadores descobriram que os microfones conseguem captar a variação de frequência de lasers modulados, e com isso, torna-se possível enviar comandos de voz inaudíveis usando lasers, que enganem equipamentos como o Google Home ou Amazon Echo.


Com isto, temos uma nova vertente de ataque. Já não bastará manter estes dispositivos a salvo de potenciais comandos de voz indesejados (eventualmente via ultra-sons, como referido acima), mas também se terá que contemplar a possibilidade de alguém, a centenas de metros de distância, poder controlá-los desde que os possa ver através de uma janela.

... Uma coisa é certa, todas aquelas coisas que pareciam descabidas da série de TV "Missão Impossível", começam agora a tornar-se bastante modestas face ao que efectivamente se torna possível na realidade. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails