quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Google anuncia Assistant em português de Portugal


Depois da disponibilização do Google Assistant em Português de Portugal a mais utilizadores, temos finalmente o anúncio oficial da Google de que o seu assistente digital está oficialmente disponível na língua de Camões.

O Google Assistant há muito que tinha adicionado o suporte para Português do Brasil, e era sabido que a Google estava há muitos meses a trabalhar no suporte para Português de Portugal. A partir de hoje, esse suporte é anunciado oficialmente pela própria Google.

O Google Assistant em português de Portugal passa a ser uma realidade, mas há ainda um longo caminho a percorrer para que possa atingir o estatuto de igualdade com o Assistant em inglês e outras línguas.

Para começar, mesmo com o anúncio oficial, continuam a haver muitos utilizadores sem acesso ao Português de Portugal na lista de línguas para o Google Assistant. Algo que poderá ser atribuído ao processo de lançamento faseado utilizado pela Google, e que poderá fazer com que demorem alguns dias (ou até semanas) até que chegue a todos.  Por outro lado, o Assistant em português não deverá ser disponibilizado nesta fase para o Google Home, adiando as esperanças de que a Google começasse a comercializar essa gama de produtos no nosso país.

Ainda assim, é o importante primeiro passo que há muito se aguardava. Agora é só ver o suporte em Português atingir o mesmo nível de funcionalidades que se tem em inglês e, não menos importante, ficar disponível no Google Home.

Pela parte positiva, é possível manter o Google Assistant a reconhecer inglês e português e simultâneo, permitindo combinar o melhor de ambas as linguagens.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails