sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Transformar câmara de vigilância falsa em real com Raspberry Pi


Poderá não ser a melhor altura para falar de câmaras, mas desta vez trata-se de colocar uma câmara bem à vista, e cuja única intenção é iludir ladrões: transformando uma câmara de segurança falsa numa verdadeira com a ajuda de um Raspberry Pi.

Hoje em dia chegamos a um ponto em que as câmaras de vigilância IP reais não custam muito mais que as câmaras falsas - podemos encontrar câmaras reais a 15 euros, quando as câmaras falsas podem custar 10 euros - mas ainda assim proporciona-se um exercício curioso... E se se enganasse duplamente os potenciais ladrões, recorrendo a uma "câmara falsa", que na verdade fosse uma câmara real?

É precisamente isso que este projecto de transformação de câmara de segurança nos propõe, com a ajuda de um Raspberry Pi Zero W com módulo de câmara.

Será preciso ter em conta que o custo do projecto, entre a câmara falsa, RPI, e sensor de câmara, ficará mais caro do que comprar uma câmara IP de baixo custo. Mas a grande vantagem, como em todos os projectos "faça-você-mesmo", é o de que se ficará a dominar as tecnologias envolvidas e será possível modificar as coisas de modo a que fiquem exactamente ao nosso gosto.

... E depois, é esperar para ver a reacção de quem for apanhado por uma câmara que pensava ser falsa, mas que afinal funciona mesmo. :

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails