quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Facebook lança novos Portal e Portal TV


O Facebook não desiste da sua missão de entrar na casa dos utilizadores, e avança com nova gama de produtos Portal, incluindo um curioso Portal TV de ligar ao televisor.

Mesmo envolto em polémicas recorrentes e muita suspeita, o Facebook não quer ficar fora da corrida que tem feito a Amazon e a Google colocarem a Alexa e o Google Assistant à distância de uma frase em nossas casas. No caso do Portal, o produto foca-se essencialmente na interacção com os demais utilizadores do Facebook, embora agora também vá permitir a utilização de apps como o WhatsApp, para tentar cativar mais pessoas fora dos EUA.

Nesta actualização, temos um novo Portal e Portal mini, com ecrãs de 10" e 8", e botão físico para cortar o acesso ao microfone e câmara - para assegurar os utilizadores que não estarão a ser vistos / ouvidos sem autorização (o que será simpático, depois da recente confirmação de que também algumas das gravações áudio dos Portal estavam a ser escutadas por colaboradores externos do FB - embora o FB diga que irá dar a opção para que as gravações não sejam ouvidas).


Mais curioso é o novo Portal TV, que abdica do formato "tablet" com ecrã, em vez disso sendo pensado para transformar qualquer televisor num "Portal" do Facebook, com as mesmas funcionalidades dos demais (incluindo uma câmara para fazer videochamadas no Messenger e WhatsApp). Já não tão curioso é ver que, mesmo sem ecrã, o Facebook lhe aplica um preço de $149, mais caro que o Portal Mini de 8" ($129) e quase ao nível do Portal de 10" ($179).

O Facebook diz que estes Portal não se destinam a "fazer dinheiro", e que são apenas uma forma de facilitar o acesso e comunicação entre utilizadores do Facebook. A grande questão é saber quantos desses utilizadores, mesmo estando dispostos a continuar a usar o serviço, estarão receptivos a abrir as portas de sua casa ao Facebook - especialmente quando as capacidades do Portal são bastante mais limitadas do que se pode ter com um Echo da Amazon, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails