quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Tesla apresenta nova bateria Megapack para estabilizar redes eléctricas


A Tesla tem uma nova mega-bateria, como o seu próprio nome indica - Megapack - que aproveita os ensinamentos do projecto feito na Austrália para estabilizar a rede eléctrica.

Manter uma rede eléctrica a funcionar não é tarefa fácil, e muito menos quando se tem que lidar com picos de consumo. Tradicionalmente, há sistemas a postos para entrar em acção quando há necessidade de mais energia, mas esses sistemas podem demorar dezenas de segundos, ou até vários minutos a "arrancar" - e é aí que a solução da Tesla se torna mais eficaz, ao fornecer a energia instantaneamente. Os períodos de resposta e fornecimento são tão rápidos, que na Austrália o sistema de contabilização nem sequer era capaz de fazer a monitorização correcta do que se estava a passar.

Cada Megapack da Tesla pode acumular até 3MWh de energia, podendo adicionar-se tantos quantos forem necessários para criar uma mega-bateria com mais de 1GWh de capacidade, que seria suficiente para manter uma cidade como São Francisco em funcionamento durante 6 horas.

Enquanto se vai transitando para fontes de energia renováveis, sistemas como estes serão indispensáveis para garantir a estabilidade da rede eléctrica. Com o Megapack, a Tesla diz estar a apta a fornecer uma solução completa que pode ser instalada num prazo de pouco meses, e com retornos praticamente garantidos face às soluções tradicionais - na Austrália, a mega bateria da Tesla permitiu poupar cerca de 40 milhões de dólares só no primeiro ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails