sexta-feira, 19 de julho de 2019

ESP32 com nano-SIM a €13


Se estão a desenvolver um projecto onde fosse conveniente ter acesso a dados móveis mas não querem gastar muito dinheiro, vão gostar de conhecer este TTGO T-Call com um ESP32 e nano-SIM para comunicações GSM.

O ESP32 é bastante mais potente que os bem conhecidos ESP8266, e se não fosse já suficientemente incrível ter acesso a este nível de desempenho e características a um preço reduzido, que se poderá dizer da existência de micros como este TTGO T-Call, com um ESP32 e nano-SIM para comunicações GPRS por um valor de pouco mais de 13 euros.

Este módulo conta com um ESP32 dual-core a 240MHz, com 8MB de SRAM e e 4MB de flash, WiFi, Bluetooth e, para além da conectividade GSM via nano-SIM, tem até uma ficha USB-C para não ser considerado antiquado.


TTGO T-Call está disponível por 13.26 euros.

O módulo SIM800 utilizado para a comunicação permite apenas ligações 2G, pelo que não esperem o acesso às velocidade 3G a que estamos habituados. Há também que ter em conta que há locais onde o 2G já começou a ser desligado, mas na Europa parece estar garantido o seu funcionamento até, pelo menos, 2025.

Considerando o seu baixo custo, não é difícil imaginar inúmeros projectos em que um destes EPS32 com GPRS, acompanhado por um cartão SIM da Things Mobile, se tornem viáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails