sábado, 15 de junho de 2019

Google adia encerramento do Works with Nest


A Google ouviu as críticas feitas ao encerramento do Works with NEST, que deixaria todos os clientes "desligados" no final de Agosto, e diz que afinal irá manter o serviço (em modo limitado) até que funcionalidades idênticas sejam implementadas no Works with Google Assistant.

O anúncio do fim do Works with Nest foi um verdadeiro "balde de água fria" para todos os utilizadores que tivessem os seus produtos interligados com outros através de serviços como o IFTTT. A partir de Agosto tudo deixaria de funcionar, com a Google a dizer apenas que agora se iria centrar no Works with Google Assistant. Obviamente, foi uma notícia que caiu muito mal; mas felizmente, ao contrário do que faz na maior parte das vezes (ignorar os apelos dos utilizadores - lembram-se do Google Reader?) desta vez a Google mostrou alguma sensibilidade.

A Google veio dizer que reconsiderou a situação e que vai manter o Works with Nest em funcionamento até que estejam disponíveis as principais funcionalidades no Works with Google Assistant. Por exemplo, uma das funcionalidades mais utilizadas é a capacidade de fazer disparar acções quando se activa o modo "away" quando se sai de casa - por exemplo, apagar as luzes - e que de momento não seria possível replicar.

É uma excelente notícia que permite aos utilizadores respirar de alívio, embora a partir de 31 de Agosto deixe de ser possível criar novas interligações no Works with Nest, apenas serão mantidas aquelas que existirem. De qualquer forma, o alerta está dado, e será aconselhável que de agora em diante todos estes utilizadores pensem muito bem se querem continuar a depositar a confiança em serviços que podem encerrar ou ser alterados daqui por mais dois ou três anos... e que da próxima vez poderão não contar com esta "boa vontade" da Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails