sexta-feira, 10 de maio de 2019

Princeton IoT Inspector mostra o que andam a fazer os dispositivos IoT


Temos cada vez mais dispositivos inteligentes em nossas casas, mas nem sempre é fácil saber o que eles estão realmente a fazer. Este IoT Inspector é um programa para Mac que analisa as suas comunicações e nos deixa ver com quem estão a falar.

O mundo da Internet of Things tem avançado a alta-velocidade (hoje em dia qualquer pessoa pode comprar e instalar coisas como lâmpadas inteligentes, sensores e câmaras a preço reduzido, que ficam ligadas à internet. Mas infelizmente, a parte da segurança, na vertente orientada para os consumidores, não tem avançado ao mesmo ritmo. Quando colocamos estes dispositivos em nossas casas, quem nos garante que eles só estão a fazer aquilo que é suposto fazerem?

É aqui que entra o Princeton IoT Inspector, por agora disponível apenas para macOS. Com esta ferramenta, é possível analisar o que se está a passar na nossa rede e ver com que sites ou serviços os nossos dispositivos estão a comunicar.




Por exemplo, ver que temos um smart speaker a comunicar com o Spotify é algo que se pode esperar; mas se virmos lâmpada inteligente a fazer milhares de ligações para um site (ou vários), já não será tão normal.

É uma verdadeira janela que nos mostra o que se está a passar na nossa rede, e que nos dias que correm deveria ser algo que os próprios routers deveriam fornecer, como forma de alertar os utilizadores para situações anómalas, quer tivessem origem em dispositivos maliciosos, quer se tratem de dispositivos vulneráveis que foram infectados e recrutados para integrarem botnets que são utilizadas para fazer ataques DDoS aos alvos indicados pelos malfeitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails