sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

WallPanel transforma tablets Android em interfaces para casas inteligentes


A ideia de utilizar um tablet antigo - ou económico - como interface para uma casa inteligente não é nova, e o WallPanel para Android permite fazer isso mesmo, nem sequer se esquecendo de adicionar alguns extras.

O WallPanel, disponível na Play Store, é uma app que facilita a utilização de interfaces web para integração com sistemas de domótica. Em vez de recorrerem ao browser standard do tablet (ou smartphone) e ficarem sujeitos a que um toque inadvertido vos atire para outra página ou app, aqui temos uma app que se encarrega de manter o interface como função principal - embora continue a permitir que utilizem o tablet para outras funções.

Para além de apresentar um ecrã de um qualquer interface web, como o do Home Assistant ou outros sistemas, conta com extras como:
  • Ligar o ecrã quanto detecta movimento ou rostos (através da câmara frontal)
  • Leitura via Text-2-Speech da Google de mensagens enviadas via MQTT ou HTTP
  • Envio de dados de sensores via MQTT (temperatura, bateria, luminosidade, etc.)
  • Envio de dados da câmara (detecção de movimento, detecção de rosto, códigos QR)
  • Utilização da câmara frontal como câmara de vigilância
  • Controlo remoto via HTTP/MQTT (ajustar brilho do ecrã, navegar para outros endereços, etc.)
A app pode ser instalada via Play Store ou directamente via apk (se activarem a opção para instalação de apps "externas"), e sendo um projecto open-source, estão também livres para contribuir com novas funcionalidades ou modificarem-no de acordo com as vossas necessidades.

Considerando que hoje em dia se podem encontrar tablets por valores de 50 euros, ou modelos já bem jeitosos por cerca de 100 euros, para não falar do custo "zero" de se aproveitar um tablet que se tenha encostado em casa, este WallPanel é uma solução bastante interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails